Sobre nós

FLORGEST

A Floresta é o core-business da FLOPONOR desde a sua fundação. Nesta área realiza Serviços Florestais, Consultoria, Exploração Florestal e Outsourcing de serviços industriais. Conta nos seus quadros com uma equipa de Engenharia Florestal multidisciplinar e experiente e tem ao seu dispor a mais avançada tecnologia.

 

A criação do FLORGEST (Grupo de Gestão Florestal) tem como principal objetivo estabelecer um modelo de gestão florestal certificado em conformidade com os requisitos da Norma Portuguesa NP 4406 e com os Princípios e Critérios do FSC ® – Forest Stewardship Council ® (FSC-C139521), através da implementação e manutenção de um Sistema de Gestão Florestal.

O Sistema de Gestão Florestal (SGF) é composto pelo conjunto da estrutura organizacional, das responsabilidades, das instruções, das atividades e dos recursos necessários para a sua implementação ao nível das Unidades de Gestão, visando consolidar as práticas, técnicas e procedimentos com o objetivo de otimizar as funções ambientais, sociais e económicas da gestão.

O Grupo FLORGEST é constituído por proprietários ou produtores florestais que partilham interesse na gestão florestal sustentável e certificada pelos princípios do FSC. A gestão e coordenação do Grupo é da responsabilidade da equipa da Floponor, que pretende assegurar a realização de ações e atividades necessárias, e que garantam as boas práticas de Gestão Florestal sustentável. 

 

A Unidade de Gestão Florestal (UGF) é constituída pelo conjunto das áreas dos membros do Grupo, cada uma representando uma Unidade de Gestão (UG), tendo um Plano de Gestão Florestal (PGF) que estabelece os objetivos específicos para a gestão da área.

As características do Grupo colocam importantes desafios para a consecução do seu objetivo principal. De um lado, a diversidade entre os membros, em termos culturais, educacionais, de perspetivas económicas e produtivas, de interesses, de capacidade financeira, de experiência e de vivência “na floresta”. De outro, a diversidade entre as áreas que formam a Unidade de Gestão Florestal, em termos de localização, dimensão,
condições ecológicas, e de contexto socioeconómico onde estão inseridas.